quinta-feira, 30 de julho de 2009

Sistema Elétrico - Reforma

O sistema elétrico do Acalanto de maneira geral esta funcionando corretamente. Contudo, pelo que tenho observado ele ao longo do tempo e da adição de novos equipamentos foi ficando de certa maneira desorganizado.

Assim, ele na verdade precisa de uma certa reorganização, da substituição de alguns equipamento e da adição de algum outros poucos.

1) Baterias
As baterias que estavam no veleiro já estavam completamente no final da sua vida util. Para poder assegurar a partida do motor, o que é uma questão de segurança, o primeiro componente do sistema elétrico que esta sendo trocado são as 4 baterias de 100A.
Por razões financeira (como acabei de comprar o barco ando com o dinheiro em baixa) acabei comprando baterias automotivas. Elas são mais baratas é mais indicadas para oferecer um alta carga durante pouco tempo (como exigido no momento da partida de motores). No mercado, existem outras baterias, chamadas de "ciclo profundo": que são construídas para manter uma carga menor durante um tempo maior. Em uma embarcação as baterias de ciclo profundo são mais indicadas para manter os equipamentos elétricos, que ficam ligados por muitas horas e tem relativamente um baixo consumo. As baterias "automotivas" são usadas para a partida dos motores que exigem neste momento uma alta amperagem. Mas esta organização vai ter que esperar a próxima troca.

2) Inversor
O primeiro equipamento elétrico que estou adicionando no Acalanto é um inversor de 12V CC para 110V CA. Como sabemos equipamentos domésticos trabalham com 110v ou 220v de corrente alternada (em forma de uma curva senoidal). Em uma embarcação que mantem sua energia em acumuladores (baterias) a corrente esta disponível em 12v de corrente continua (em forma de uma curva reta). Assim, este inversor vai permitir ligar equipamentos "domésticos" no barco. Não posso ficar sem computadores, realmente não posso ficar sem eles...rsrrsrs
Sobre o ponto de vista de capacidade de caga estou instalando um inversor de 700W que vai possibilitar, por exemplo, ligar uma furadeira elétrica para fazer pequenos reparos mesmo na poita (onde não há fornecimento de energia CA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário