quinta-feira, 30 de julho de 2009

Madeira do pulpito de proa - Reforma

Como pode ser visto na imagem, no momento da vistoria do barco, a madeira do púlpito da proa que protege a luz de bordo estava em um estado terminal. Na última semana retirei a madeira e a luz de bordo para fazer uma madeira nova e fazer uma revisão neste item do sistema de sinalização do barco. Para refazer a peça escolhi o ipê-roxo

O ipe-roxo foi escolhido depois que li o artigo RESISTÊNCIA AO INTEMPERISMO ARTIFICIAL DE CINCO MADEIRAS TROPICAIS E DE DOIS PRODUTOS DE ACABAMENTO: "Os objetivos do trabalho foi avaliar o processo de fotodecomposição da madeira de cinco espécies tropicais e analisar o efeito de proteção de dois produtos de acabamento de madeiras quando submetidos ao intemperismo artificial. As espécies com maior resistência natural ao intemperismo foram ipê-roxo, tauari e maçaranduba respectivamente. Para esse grupo de madeiras, a eficiência dos produtos de acabamento não ficou tão evidenciada como no caso da itaúba e da tatajuba. Porém, percebe-se que o verniz poliuretânico foi o produto que apresentou proteção ligeiramente melhor que o “stain” para o ipê-roxo e maçaranduba. Para o tauari, os dois produtos em estudo tiveram desempenhos semelhantes."

Utilizei a madeira velha de molde para pedir para fazer a peça nova em ipê-roxo. Nesta nova peça fiz uma preparação para pintura em verniz com lixa 50 e depois lixa 100.

Aproveitando também fiz uma revisão na luz de bordo: uma boa limpeza na parte de alumínio utilizando um limpa alumínio, uma boa limpeza nos plásticos e a limpeza para retirar a corrosão da parte elétrica.

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