sábado, 25 de julho de 2009

Estofamento - Reforma

No primeiro dia no barco retiramos as capas das almofadas do estofamento de veleiro. Na hora de retirar as capas a espuma, já muito velha, esfarelou um pouco e fez uma grande sugeria no convés do barco.

Assim, junto com a cana-do-leme para pintar também trouxemos as capas das estofadas para o Rio com objetivo de serem lavadas e fazer uma higienização.

Porém, analogamente a espuma as capas também não estavam em muito bom estado. Ficamos em dúvida se elas inclusive iriam resistir a faina de lavagem.

Assim começamos a pesquisar na internet sobre estofadores, espuma e possibilidades de revestimento para quem sabe fazer um novo estofamento para o Acalanto.

Primeiro a escolha da espuma (a parte mais cara do estofamento). Para ajudar a escolher a densidade correta da espuma utilizei a tabela abaixo:


Considerando um peso médio de 91 a 100Kg e a altura de uma pessoa adulta entre 1,70 e 1,90: ficou fácil definir a densidade 33 (D33).

Para o revestimento a melhor relação custo benefício que encontrei foi o curvin náutico. Que é um pouco mais caro porém tem um tratamento mais apropriado para ambientes com alta umidade, sendo uma variação do curvin convencional com tem uma maior impermeabilização.

Mesmo considerando que o estofamento não estava no topo das prioridades de reforma do barco, acabamos decidindo investir um pouco em conforto e bem estar a bordo.

Para um perfil mais voltado para o cruzeiro isto acaba sendo uma coisa importante: é preciso deixar o veleiro bonito e aconchegante para ser ter prazer de estar embarcado.

Hoje fomos buscar no estofador a primeira parte do serviço e depois fomos compramos almofadas novas (as que estavam no barco foram parar no lixo) nas cores que forma escolhidas para esta nova fase do Acalanto: alaranjado, verde e azul. (ver a foto do estofado da cabine de proa na minha sala).

Veja na foto abaixo como ficou tudo arrumado, com lençóis e travesseiros; pronto para dormir dentro da cabine de proa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário