quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Feriado Embarcado - Diário de Bordo

Como não podia ser diferente no feriadão de 7 de setembro fomos para o Acalanto. O motor já estava instalado depois da reforma e no sábado pela manha o eletricista foi finalizar a instalação elétrica.

Chegamos no veleiro no sábado já a noite, porque durante a tarde procurei sem sucesso comprar um liquinho de gás de cozinha ainda no Rio. Como chegamos na poita já a noite, jantamos, toquei cavaquinho e dormimos embarcados ali mesmo.

No domingo cedo foi possível encontrar o tal liquinho em Angra (não foi fácil), comprar diesel e mais algumas coisinhas no supermecado.

Voltando para o barco próximo do horário do almoço houve a primeira tentativa de ligar o volvo 2003: mas não houve sucesso. Durante a tarde se buscou uma razão para o não funcionamento do motor, quase no final da tarde o motor funcionou pela primeira vez, com a ajuda no Nelson. Porém nitidamente ele estava com problema de regulagem, porque não estava conseguindo manter o giro constante em baixa rotação.
Interessante que depois do motor "aquecido" ele parte com facilidade. Durante a noite inclusive liguei o motor algumas vezes para manter as baterias bem carregadas.

De qualquer forma com o motor funcionando foi possível fazer planos de navegar pela primeira vez na segunda.

Acordamos cedo na segunda, preparamos o barco para sair. Mas mais uma vez não foi fácil fazer o motor pegar. Mexe daqui, mexe dali o bichinho acabou pegando (acredito que este problema do motor frio de não pegar com facilidade tenha também como causa a falta de regulagem).


Visualizar Primeira Navegação - 07Set2009 em um mapa maior

Bem esta primeira navegada com o Acalanto foi realmente um grande prazer, foi percorrida a rota indicada no mapa:

O Nilson havia limpo bem o casco, assim o barco andou super bem fazendo 6 nós sem forçar nadinha o motor. Como o Acalando navegou lindo pela maravilhosa baia de Angra dos Reis.

O destino era a ilha de Paqueta, mas lá haviam muitos barcos ancorados em volta do bar flutuante. O veleiro acabou lançando ferro na vizinha e muito bela ilha de Itanhaga. Que delicia !!!!

Pena que foi possível apenas motorar, porque as velas foram retiradas para fazer orçamento de uma possível reforma.

Espero em breve poder desligar o motor e sentir pela primeira vez o prazer de velejar o querido Acalanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário