segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Amsterdam in-water Boat Show 2009 - HISWA

Para que tiver um tempinho livre e estiver passando pela Holanda. Começa dia 1 e vai até dia 6 de setembro a Amsterdam in-water Boat Show 2009. A HISWA é uma das grandes feiras naúticas da Europa realizada em um cidade que tem nas embarcações uma de duas principais atrasoões. A feira tem atraído tradicionalmente um grande número de expositores incluindo grandes fabricantes de veleiros e de barcos a motor em serie ou customizados. Sem dúvida um show para os amantes da arte da navegação. Confira no link http://www.hiswatewater.nl/english/

ABVC - Palestra Beto Pandiani

Próxima agenda da ABVC é a palestra com o Beto Pandiani, bem conhecido pelas travessias que fez de catamaran, vai falar sobre segurança e planejamento na palestra:

SEGURANCA É UMA EXPERIENCIA COLETIVA

Data: 17 de setembro 2009, 19h00 Local: Centro Cultural da Marinha, Av. 9 de Julho, 4597, São Paulo

Socios: R$20,00
Nao Socios: R$30,00

Inscricoes: por mail para contato@abvc.com.br

Visite o link http://www.betopandiani.com.br/

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Filtro de Água para Barcos

Olha que interessante as coisas que se encontra pela internet: http://www.hidrolagos.com.br/.
Esta empresa que tem uma linha de filtros para serem utilizado em embarcações.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Raymarine Anuncia Venda

A empresa britânica de eletrônicos de navegação Raymarine confirmou na última semana que está vendendo parte da empresa e que uma das interessadas é a americana Garmin. O anúncio da intenção de venda gerou um expressivo aumento no valor das ações da Raymarine.

Como Instalar o Virtual Skipper 5 Free

O Virtual Skipper 5 é um simulador de regatas bem interessante especialmente para o pessoal que gosta de uma regata intenacional "internética" online.

Vou descrever os passos para realizar a instalação grátis do simulador:

1) Primeiro baixe o arquivo de instalação Vsk5Online_setup.exe do site do Virtual Skipper: http://www.virtualskipper-game.com/vsk5/ (vai ser preciso um pouco de paciencia o arquivo tem 879Mb)

2) Execute o arquivo de instalação no seu PC. A primeira tela do processo de instalação e para selecionar o idioma em que será realizada a instalação. No caso selecione English:

3) Pressione "Next" na tela de boas vindas(welcome) ao instalador:

4) Depois vai aparecer a tela do acordo de licenciamento. Selecione "I Accept the agreement", conforme indicado abaixo e sem seguita seleciona "Next":


5) Na seqüência o programa de instalação vai perguntar o local onde o simulador será instalado no seu PC. O Programa vai precisar de 1,6MB livres no HD do seu computador. Normalmente é uma boa ideia utilizar mesmo o local sugerido dentro do diretorio de arquivos de programas. Assim se você não deseja mudar esta localização apenas pressione "Next":
6) Depois o instalador vai perguntar sobre como o simulador será identificado no seu menu de programas. Eu particularmente no meu estou usando o nome sugerido mesmo. Depois de você escolher o seu pressione "Next":
7) Neste próximo passo o instalador pergunta se você deseja criar um icone do simulador na sua área de trabalho. Eu particularmente deixei esta opção desmarcada para não "poluir" muito minha área de trabalho. Você deve fazer sua opção e depois pressionar "Next" novamente:
8) Neste ponto o instalador esta pronto para efetivamente iniciar a instalação do simulador no seu PC. Apenas pressione "Install":9) Então os processo de instalação começa a ocorrer no seu PC:10) Depois de algum tempo vai aparece a tela final do processo. Neste momento você já esta quase virtualmente embarcado. Apenas pressione "Finish":11) Então na próxima tela pressione "play" para iniciar a simulação.

12) Se seu computador tem um firewall ativo pode ser que seja necessário desbloquear a porta que o simulador utiliza para se comunicar com a internet.

Obs: Sempre esteja muito atendo para desbloquear portas/aplicações no seu sistema. Você pode estar criando falhas de segurança no sistema.

13) Neste momento você já deve estar embarcando. Bons ventos virtuais !!!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Salvatagem (Coletes, Bóias, Pirotécnicos, Lanterna, Refletor, Âncora, Apito e Sino) - Reforma

Um item super importante que faz parte da lista de reforma do Acalanto são os equipamentos de salvatagem.

Neste caso estamos começado pelo que estava muito ruim ou vencido. No momento da compra todos os sinalizadores estavam vencidos e os coletas salva vidas estavam todos em muito mal estado de conservação. Logicamente foram todos descartados.

O Acalanto esta classificado para navegação oceânica. Contudo, como não vou utiliza-lo imediatamente nesta forma vou equipa-lo para navegação costeira.

Para quem não esta familiarizado com os tipo de navegação previstos na legislação brasileiro sobre o tema, aqui estão as definições:
  • Navegação Interior: A realizada em águas consideradas abrigadas, tais como hidrovias interiores, lagos, lagoas, baías, angras, rios, canais e áreas marítimas onde normalmente não sejam ou eventualmente sejam verificadas ondas com alturas significativas e/ou combinações adversas de agentes ambientais, tais como vento, correnteza ou maré que e que apresentem dificuldades ao tráfego das embarcações.
  • Navegação Costeira: Aquela realizada entre portos nacionais e estrangeiros dentro do limite da visibilidade da costa, não excedendo a 20 milhas náuticas.
  • Navegação Oceânica: também definida como sem limites (SL), isto é, aquela realizada entre portos nacionais e estrangeiros fora dos limites de visibilidade da costa e sem outros limites estabelecidos.
De acordo com o tipo de uso/navegação os equipamentos de salvatagem tem, segundo a legislação nacional, as seguintes classificações:
  • CLASSE I – fabricado conforme requisitos previstos na Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS). Utilizados nas embarcações empregadas na Navegação Oceânica.
  • CLASSE II – fabricado com base nos requisitos acima, abrandados para uso nas embarcações empregadas na Navegação Costeira.
  • CLASSE III – fabricado para uso nas embarcações empregadas na navegação interior.
  • CLASSE IV -fabricado para emprego, por longos períodos, por pessoas envolvidas em trabalhos realizados próximos à borda da embarcação ou suspensos por pranchas ou outros dispositivos, que corram risco de cair na água acidentalmente.
  • CLASSE V – fabricado para emprego exclusivo em atividades esportivas tipo “moto-aquática”, “banana-boat”, esqui aquático, “windsurf”, “parasail”, rafting, kitesurf, pesca esportiva, embarcações de médio porte (empregadas na navegação interior) e embarcações miúdas.
Coletes Salva Vidas
Comecei repondo este equipamento. No final de semana do dia dos país, aproveitei que numa loja náutica de Curitiba haviam coletes classe II em um bom preço e coloquei novamente este item no inventário do barco. Comprei vários 5 tamanho G (55Kg a 110Kg), 1 tamanho GG(acima de 110Kg) e vou comprar mais 2 tamanho M(35Kg a 55Kg) cobrindo assim a lotação do Acalanto que é de 7 + 1.

Sobre a Legislação:
A dotação de coletes deverá ser, pelo menos, igual ao número total de pessoas a bordo, devendo haver coletes de tamanho pequeno para as crianças, observadas as seguintes classes:
  • Embarcações empregadas na Navegação Oceânica – deverão dispor de coletes salva-vidas Classe I (SOLAS);
  • Embarcações empregadas na Navegação Costeira – deverão dispor de coletes salva-vidas Classe II;
  • Embarcações empregadas na Navegação Interior – as embarcações de médio porte deverão dispor de coletes salva-vidas classe V e as de grande porte ou iates de coletes salva-vidas Classe III;
  • Embarcações Miúdas – deverão dispor de coletes salva-vidas Classe V;
Os coletes salva-vidas deverão ser estivados de modo a serem prontamente acessíveis e sua localização deverá ser claramente indicada. Os coletes salva-vidas devem ser certificados conforme previsto na NORMAM-05/DPC.

Bóias Salva-Vidas
Neste caso o Acalanto esta equipado com 2 boias circulares, respectivos suportes, equipamentos de iluminação e as retinidas. Os materiais estão em bom estado de convervação e não serão substituídos neste momento.

Sobre a Legislação:
É a seguinte a dotação de bóias salva-vidas:
  • Embarcações miúdas – estão dispensadas de dotar bóias salva-vidas;
  • Embarcações de médio porte – e com menos de 12 metros de comprimento, deverão dotar uma (1) bóia salva-vidas do tipo circular ou ferradura;
  • Embarcações de médio porte – e com comprimento igual ou superior a 12 metros deverão dotar duas (2) bóias salva-vidas do tipo circular ou ferradura;
  • Embarcações de grande porte, ou Iates – deverão dotar duas (2) bóias salva-vidas do tipo circular ou ferradura;
Suportes das Bóias Salva-Vidas – As bóias não devem ficar presas permanentemente à embarcação; devem ficar suspensas em suportes fixos com sua retinida, cujo chicote não deve estar amarrado à embarcação;

Dispositivo de Iluminação Automática – É obrigatória a adoção de dispositivo de iluminação automática associado a cada bóia salva-vidas, com exceção das embarcações empregadas na navegação interior, que estão dispensadas de dotar esse dispositivo;

Retinida – Pelo menos uma das bóias salva vidas devem estar guarnecidas com uma retinida flutuante.

Artefatos Pirotécnicos
Neste caso todos os itens estavam com seu prazo de validade vencido a muitos anos. Ainda estou fazendo pesquisa de preço para este item. Como agora no inicio ainda tenho muito para conhecer na baia de Angra o Acalando esta equipando apenas com a dotação para navegação interior.

Sobre a Legislação:
Todas as embarcações de esporte e/ou recreio deverão estar dotadas de artefatos
pirotécnicos, obedecidas as seguintes condições:
  • Quando em navegação interior – 2 fachos manuais luz vermelha e 1 sinal fumígeno flutuante laranja
  • Quando em navegação costeira – 3 foguetes manuais de estrela vermelha com pára-quedas, 3 fachos manuais luz vermelha e 3 sinais fumígeno flutuante laranja;
  • Quando em navegação oceânica – 4 foguetes manuais de estrela vermelha com pára-quedas, 4 fachos manuais luz vermelha e 4 sinais fumígeno flutuante laranja;
Lanterna
Este foi o primeiro item de salvatagem comprado para o Acalanto. Ainda pretendo comprar uma lanterna bem potente com bateria recarregável de 12v.

Sobre a Legislação
Todas as embarcações deverão estar dotadas de 1 lanterna elétrica

Refletor de Radar
No caso o veleiro esta equipado com um refletor de radar que esta em bom estado é também não será substituído no momento.

Sobre a Legislação:
Todas as embarcações quando empregadas em navegação de mar aberto, costeira ou oceânica, deverão estar dotadas de um refletor radar.

Âncora
O Acalanto esta equipado com 1 âncora Bruce e amarras. Estou avaliando a necessidade de trocar as amarras.

Sobre a Legislação:
Todas as embarcações, exceto as miúdas, devem estar dotadas de uma âncora compatível com o tamanho da embarcação e com, no mínimo, 20 metros de cabo ou amarra

Apito
Também temos apito a bordo.

Sobre a Legislação
Todas as embarcações, exceto as miúdas, devem estar dotadas de um apito

Sino
Hoje o acalanto não dispõem de sino.

Sobre a Legislação
Todas as embarcações, quando em navegação costeira ou oceânica, deverão possuir 01 sino ou buzina manua.

Luzes de Navegação
O Acalanto esta equipado com luz de navegação de alcançado (que precisa de reforma), luz de bordo na proa (operacional), luz de bordo no topo do mastro(operacional), luz de fundeio na popa.

Sobre a Legislação
Todas as embarcações, quando em navegação noturna, deverão exibir luzes de navegação, conforme a parte “C” do RIPEAM.
(isto vai merecer um outro post informativo)

Bússola para iPhone

Para quem tem o iPhone e gostou do simulador do post anterior. Aqui vai uma dica bem humorada.

Se com o simulador você aprendeu a posicionar as velas e deseja fazer seu primeiro cruzeiro de verdade, considere levar a bordo uma bússola náutica. Para isto mais uma vez o seu iPhone pode ajuda-lo. Você pode instalar nele uma bússola semi-esfera que é como as que você encontra normalmente nos veleiros.

Este "programinha" exibe uma agulha magnética desenhada com gráficos 3D realmente surpreendente tirando pleno partido dos recursos do 3gs! Ao contrário de outras bússolas você pode vê-la em qualquer orientação, e não apenas quando esta plana. Dê uma olhada:

Encontrei o brinquedinho a venda por menos de 1 dolar: http://appbeacon.com/apps/061861/nautical-compass-the-3d-compass-for-3gs.

Se você gostou da idéia, deve considerar também uma caixa estanque para o seu iPhone, antes de embarca-lo em sua próxima velejadaMas ai o caldo sai mais caro que o peixe; a caixa está em 50 dolres: http://www.thepocketsolution.com/PSI-45467.html

sábado, 15 de agosto de 2009

Uma Bicicleta para Embarcar


A Montague esta oferecendo no mercado modelos de bicicletas dobráveis que cabem bem a bordo de uma veleiro. São 4 bikes diferentes destinadas para pedalar em uma grande variedade de diferentes ambientes:
  • DX Crossover: Uma bike de viagem com um preço bem competitivo que também permite boas pedalas pela cidade.
  • CX Comfort: Um bike muito confortável para a cidade, para você ir tomar um café com seus amigos (veja foto ao lado). Na minha opnião perfeita com "bike de apoio" para um veleiro de cruzeiro.
  • MX Mountain: Esta bike vai dar o desempenho que você precisa para atacar as montanhas.
  • Paratrooper: Projetada para suportar quase qualquer terreno em alta velocidade. São bikes fortes como um tanque de guerra porém muito leves.
Mas a grande vantagem é que todas elas cabem fácil dentro do porta-mala de um carro de passeio ou em um cantinho do barco.

Simulador para Windows Mobile e PalmOS


Little Sailor - http://sailor.mooncoder.com

Não só para o iPhone, as tribos de outros telefones celulares também tem seu simulador de vela.

O Little Sailor é um simulador de iatismo, surfe e barcos a motor, para aparelhos com
Windows Mobile e PalmOS. Você pode usar o programa para aprender o básico sobre velejar, o efeito dos ventos, e depois testar suas habilidades contra outros oponentes em corridas. O software tem uma versão Shareware (Gratuito para testar) para quem quiser experimentar.

O simulador é realista, tem seis oponentes com IA, gerador de novas rotas, ajustes das condições do tempo, áreas perigosas, sumário gráfico e textual, display de diversos dados e dicas para ajudar os iniciantes.

Assim desejo bons ventos também para o pessoal do PalmOS e do Windows Mobile. Pena que ainda não encontrei um simulador interessante para o meu Symbian S60.

Navegando Somente com o Sol


Como também navego muito pela internet encontrei este projeto de um intrépido marinheiro que tem planos de circunavegar o mundo em um 60 pés alimentado somente por energia solar.

Com um projeto apoiado pela Peoples Projects Foundation, Anthony Howarth esta construindo o seu Circunavegador Solar para aumentar a sensibilização sobre as questões ambientais e de dar no mundo "acordar" para a questão da energia solar.

Segundo Howarth: "o barco não terá nenhumo motor de combustão interna, será sem vela, não haverá geradores eólicos ou não combustíveis de qualquer tipo de bordo, com apenas uma restrição que será o combustível para cozinhar".

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Simulador para iPhone 3GS


Falando em simuladores de vela, chegou a vez dos usuários do iPhone aprenderem a velejar com seu "telefoninho" da maça. Foi lançado recentemente um simulador para iPhone chamado SailSim.

O SailSim é um simulador de vela que pode ser usado como ajuda na aprendizagem da arte de velejar. Ele funciona melhor com o iPhone 3GS mas também irá trabalhar com qualquer iPhone ou iPod Touch.

O iPhone 3GS torna-se um barco que você pode pilotar como faria um veleiro real e as velas se ajustam automaticamente para a sua posição correta. Você pode definir a direção do vento e, em seguida, ver como as mudanças na posição barco afetam o conjunto das velas e a velocidade do barco. Quando você gira o iPhone (barco), a direção do vento permanece constante em relação ao barco e o ajuste das velas muda da mesma forma como mudaria na vida real. Isto pode ser utilizado para demonstrar princípios-chave de vela para os estudantes.

Veja um video de demostração: http://www.youtube.com/watch?v=1GkNhH71_04

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Simulator - Computadorizado e Pneumático

Olha que novidade interessante: O VSail Trainer é um simulador de veleiro pneumático controlado por computar. O velejador controla o simulador da mesmo forma que controlaria um veleiro normal.

Veja um video de utilização deste simulador:
http://www.youtube.com/watch?v=k_Vyicnl5uE

O simulador permite aprender e treinar em diferentes configurações de curso e condições de vento podendo ser utilizado pelo velejador iniciante para aprender os principios da vela ou pelo velejador avançado para aprimorar sua técnica.

Opcionalmente, pode-se adicionar um acessorio que permite a utilização do simulador por pessoas especiais com restrições físicas.

Atualmente o simuladore esta dispoível para as seguintes classes: Optimist, Byte, Mega Byte Laser 4.7, Laser Radial, Laser Standard, Liberty e 29'er.

Já pensou um deste na sua academia de ginastica ?

Veleiros Virtuais

Também é possível sentir o gostinho de velejar aqui na frente do seu PC. Claro que não da para sentir o cheiro do mar, o vento batendo no rosto nem o balanço das ondas. Mas é possível participar de regatas literalmente internacionais e navegar em embarcações de vários tipos pelos quatro cantos do mundo andando de porto em porto em busca de novos caminhos, mesmo que virtuais.

Para ajudar nesta aventurar naútica virtual aqui esta uma lista de links:

Sail Simulator 5 - http://www.sailsimulator.com/
Durante o tempo que estava sem navegar no Rio de Janeiro comprei este simulator. Com ele matei um pouquinho a saudade das vclas. O Sail Simulator 5 tem otimos gráficos , vários tipos de embarcações e uma boa jogabilidade. Com ele é possível ter contado com os fundamentos da vela, a posição das velas em cada tipo de ventos e a resposta do veleiros a estas situação. Ele permite definir o nível de controle que você quer ter sobre o barco e as velas: você pode controlar apenas a cana-do-leme ou controlar todos os detalhes da regulagem das velas.

Virtual Skipper 5 - http://www.virtualskipper-game.com/en/
Outro simulador que tenho instalado em meu computador é o virtual skipper 5. Ele tem gráficos realmente impressionantes e uma grande comunidade de velejadores virtuais ao redor do mundo que realizam verdadeiras regatas internacionais.

Virtual Sailor - http://www.qualitysimulations.com/vs/
Baixei o demo deste simulador. O que mais gostei nele foi a grande possibilidade de cenários e tipos de embarcações. Você pode se fazer ao mar, por exemplo, na ilha de Manhattan, no canal de Suez ou no canal do Panama. Com a possibilidade de comandar sua volta ao mundo virtual, por exemplo, em um pequeno Optimist, em um navio da Armada Real Inglesa de 1787, em um submarino nuclear ou em um volvo 60 . Existe inclusive a possibilidade de você criar seus próprios cenários e barcos.

Posey Yacht Design - http://www.poseysail.com/
Este na verdade são três diferentes simulações de Regatas, um simulador para aprender as artes da vela e um simuladore de cruzeiros.

Virtual Passages - http://www.virtualsail.com/
Este é um simulador interessante que permite você navegar em condições meteorológicas reais.

21st Century Sailing Simulator - http://www.21centurpublishing.com/
Este é mais uma opção de simulador de vela que existe pela web.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Dia dos Pais - Diário de Bordo

Hoje tive a noticia que o motor de arranque também esta com problemas. O que significa mais atraso e dinheiro.

De qualquer forma esta semana vamos viajar para o sul, afinal domingo é dia dos pais. Assim, o Acalanto passara o final de semana sozinho.

Quem sabe no próximo ano a festa de dia dos pais não será a bordo, com meu pai e minha filha.

Primeiro Jantar - Diário de Bordo

No final de semana fomos novamente dormir embarcados e continuar a organizar o veleirinho. Como ainda estamos sem motor o final de semana foi mais uma vez foi na poita.

Aproveitamos a viagem para levar as últimas peças do novo estofamento. Porque na primeira viagem não foi possível colocar tudo no carro. Sem dúvida utilizar corvin náutico e utilizar espuma D33 foi a decisão correta. Custou um pouco caro mas ficou muito confortável e parece que vamos ter estofamento por um bom tempo.


Olha eu ai chegando com o estofado do beliche de proa, quase não havia espaço no pequeno bote.

Uma coisa importante ocorreu neste fds: O Acalanto passou a ter fofosro a bordo. Foi possível testar o fogão, que para supresa geral esta funcionando perfeitamente. Logo fizemos a primeira comida quentinha embarcada, uma lasanha de espinafre com molho branco, acompanhada de um frisante. Não foi a lasanha mais bonita que já comi na vida, mas estava muito saborosa.

Depois do jantar houve uma pequena serenata de MPB no convés.

No domingo de manha foi mais uma etapa desta fase limpa, arruma, organiza. Neste final de semana foi a vez de limpar o porão do salão central e o poceto que estavam com muito resido especialmente de oleo. Também foi organizado o porão de popa que ainda não tinha passado por uma faxina. Do porão sairam mais um monte de coisas velhas que forma parar no lixo.